MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul



ACERVO EM MOVIMENTO | Núcleo 2

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), por meio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), estreia versão renovada e inédita de “Acervo em movimento”, nossa exposição de longa duração com rotatividade de obras da coleção do Museu.

Aberta no último sábado para a Noite dos Museus e em exibição até 14.08.2022, esta versão traz a público 2 núcleos distintos, organizados em salas separadas: um núcleo coletivo que aborda a representação conferida ao negro em obras do Acervo do MARGS, e um núcleo individual dedicado à presença da obra da artista Maria Lídia Magliani na coleção do Museu.

Neste post, falamos do segundo núcleo.

NÚCLEO 2

Este núcleo individual presta uma homenagem à artista Maria Lídia Magliani (1946-2012), cujo falecimento completará 10 anos em dezembro de 2022.

É apresentado o conjunto de suas obras que integram o Acervo do MARGS, com exceção das 3 que no momento estão na retrospectiva da artista na Fundação Iberê Camargo (até 31.07.2022) e das 3 que participam da exposição “Presença Negra no MARGS” (até 21.08.2022 no 1º andar do Museu).

Assim, este núcleo dedicado a Magliani apresenta 10 obras da artista, reunidas nas Salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido.

Um dos destaques são os painéis que Magliani pintou para a peça teatral “A libertação do diretor-presidente”, dirigida por Julio Zanotta e que estreou no Teatro Renascença em agosto de 1979.

Outros destaques são obras de Magliani adquiridas recentemente pelo MARGS, algumas delas por meio de compra através da AAMARGS, e que são exibidas pela primeira vez.

O MARGS possui um total de 16 obras de Magliani (o acervo do Museu pode ser consultado em nosso site). E, no momento, está em tratativa a ampliação da presença da artista no Acervo Documental do Museu, a partir da incorporação de um conjunto documental atualmente sob guarda do Núcleo Magliani, coordenado por Julio Castro.

Todas essas aquisições de obras e documentos vêm a afirmar o MARGS como um ponto referencial para a memória, a pesquisa e a preservação da obra da artista gaúcha Maria Lídia Magliani.


www.margs.rs.gov.br